25/03/2015

Como funcionam as escolas portuguesas? Algumas questões.












hello... Acho que já tinha dito aqui que uma grande amiga minha se mudou para o Brasil recentemente, e ela falou-me imenso da escola e assim e eu percebi o quão diferente é e decidi fazer este post para todas as pessoas de outros países que lêem o blog e podem gostar de saber. Aviso também que as minhas explicações podem não ser muito explicitas ou totalmente corretas mas eu tentei.
lamento se souber tudo isto, queria fazer este post porque há muitas pessoas que vivem no Brasil o blog e achei um tema bom



  1. Anos de Escola
Eu não sei quantos anos de escola é no Brasil, sinceramente mas em Portugal aos 6 anos começamos o 1º ciclo de escolaridade. Existe uma escola chamada a escola primária onde apenas crianças do primeiro ciclo andam. Ficam nessa escola 4 anos, no 1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano. Nesses anos apenas se tem 3 disciplinas, sem horário certo normalmente, e no 4º ano existem exames a Português e a Matemática.

Depois, passam para o 2º ciclo que é apenas o 5º e 6º onde passam a ter 8 discplinas mais ou menos  (depende da escola) e no 6º ano têm também exames nacionais a Português e Matemática.

Depois do 2º, vem o 3º ciclo mega original -n que é o que eu estou basicamente a terminar. O 3º ciclo é composto por 7º, 8º, e 9º ano. Passamos a ter 11 disciplinas penso eu, depende da escola e temos exames Nacionais de final de ano a Inglês, Português e Matemática no 9º ano.

Depois passa para o ensino secundário, onde escola uma aréa como: ciências, humanidades, artes, marketing, economia... As disciplinas dependem, os horários e tudo depende mais da escola e como ainda não frequentei não posso explicar muito bem mas enfim. O ensino português é obrigatório até ao 12º, ou seja até ao ensino secudário é totalmente gratuito e de qualidade.

Depois, tem de pagar para frequentar a faculdade se quiser se formar mais, o que acontece muito por aqui.


   2. Exames Nacionais?
No 4º, 6º, 9º, 11º e 12º ano fazem-se exames nacionais obrigatórios. Eu não sei como funcionam no 11º e no 12º ano, mas deve ser algo do género. No 4º ano, o professor decidi se o aluno chumba ou não tende em conta qiue são crianças muito novas.
No 6º ano, o exame é feito para Matemática e Portugues e faz média com a nota final.
No 9º ano, faz-se de Matemática, Portugues e Ingles. O ingles não conta para nota, é apenas para ficar com o certificado.
Os exames fazem-se em todo o pais, na mesma hora e ninguém sabe o que vai estar na exame até ele ocorrer. Existe a 2º fase, caso haja algum problema de saúde grave e que o aluno não posso comparecer na 1º fase. O exames da 2º e da 1º fase são diferentes.


   3. Como são as escolas públicas?
As escola pública aqui tem a mesma qualidade de uma escola privada, no Brasil, penso eu. Também existem colégios privados aqui, mas são bastante caros, e completamente diferentes. As escolas normalmente são grandes áreas, com vários edificios. Nas escolas públicas não se usa uniforme.

   4. Como se avalia?
No 1º,2º, 3º e 4º, 6º, 7º, 8º, 9º ano os alunos são avaliados de 1 a 5. Normalmente apenas se tem 1 em casos específicos como fala de comparencia. 2 é negativo, e mais de 4 faz com que o aluno chumbe o ano, 3 negativas no 9º, se tiver negativa a Portugês e a Matemática chumba. No secundário, são avaliados de 1 a 20, abaixo de 10 é negativo.

Espero que tenham percebido tudo, se tiverem alguma dúvida podem perguntar nos comentários e eu irei responder se souber. Eu farei mais posts desde tipo, provavelmente.

Com amor,
Cath





5 comentários:

  1. Que interessante e que diferente hehe o.O

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Yeeeeeeeeei Cath lindaaaaa..... Adorei o, blog, o post, muito interessante saber disso... E você Cath, estuda no público ou no privado?
    criadoemudo0.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Oi Cath! Eu sumi bastante, ok, não precisa dizer. Mas, enfim, aqui estou eu a comentar pelo menos, embora ainda não esteja podendo fazer postagens e tals. Cara, as escolas daí são completamente diferentes das daqui (pelo menos a que eu estudo). Quem me dera poder ir sem uniforme! Aqui todos usam uniforme, independente de ser público ou privado (claro, depende do estado e da escola). Eu estudei assim: todas as matérias em todos os anos e, somente a partir do 8º ano foi que incluiu Inglês, Física, Química e Biologia. Funciona basicamente assim: Ensino Fundamental = primário: crianças de 5/6 anos
    1ºano: 7/8 anos
    2ºano: 8/9
    3ºano: 9/10
    4ºano: 10/11
    5ºano: 11/12
    6ºano:12/13
    7ºano: 12/13
    8ºano: 13/14
    9ºano: 14/15 (o que eu estou agora).
    Logo após isso, vêm 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, o qual têm-se a opção de fazer também o Ensino Técnico (por volta de 15/17 matérias). Pra finalizar, tem a Faculdade. As diferenças entre o estado em que moro para outros daqui do Brasil varia muito, então, bem, pode ser que outros leitores seus tenham uma fórmula bem diferente de ensino.

    beijos,
    www.nerd-absoluta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Gente, QUE ESTRANHOOOOOOOOOOOOOOOO
    Não sei, achei tão não funcional YSAGASYSAGUSAY Poucas matérias :ooo
    Gente, muito estranho, sério Kat YSAGAYASGASTUAS
    Estou no 2º ano do Ensino Médio, e tenho 16 anos, para ter uma ideia. Eu faço com técnico, mas pouco acontece, mas é legal, é INtegrado, e é bem diferente uahuahau
    - um monte de estrelas

    ResponderEliminar
  5. Olá Kath!!
    Adorei saber sobre o ensino ai em Portugal, parece ser melhor do que o publico daqui, mas como a Cáah disse são poucas matérias mesmo. Só queria saber uma coisa. Que horas as aulas terminam e começam em Portugal? Existe escola de tarde como aqui no Brasil.
    Bjs. http://auwss.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar